Próximo Congresso Sul-Americano de Direito do Futebol será no Chile

O Chile já está definido como sede do 2º Congresso Sul-Americano de Direito do Futebol, em 2015, organizado pela Associação Sul-americana de Advogados do Futebol (ASAF). Em 2016, será no Peru. A primeira edição do evento, realizada na última semana em Florianópolis, reuniu dezenas de advogados especialistas em futebol e dirigentes de clubes, com apoio da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC e da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC, representada na ocasião pelo diretor-geral, Eduardo Lamy.

O presidente da ASAF, Eduardo Carlezzo, avalia que a relevância dos assuntos tratados justifica a realização do evento também em outros países. “Paralelamente, a ASAF continuará a colaborar com as entidades desportivas nacionais e internacionais pela constante melhoria da legislação do futebol”, afirma.


Na avaliação do advogado Rodrigo Bayer, da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC, a diversidade dos temas abordados em Florianópolis marcou o evento. “O Congresso teve debates de altíssimo nível, envolvendo profissionais – especialmente advogados – do Brasil e de diversos países da América do Sul, tratando de questões de grande relevância e atualidade no cenário do futebol continental, como a necessidade de harmonizar as normas estatais e as normas internacionais do desporto, o mercado econômico do futebol e sua perspectiva futura, os procedimentos de transferências internacionais de atletas e a desregulamentação do agente de atletas FIFA, entre outros”, pontuou. Para ele, “o congresso deixa um legado importante para o Direito Desportivo e em especial para Santa Catarina, que vem paulatinamente se firmando como um centro de estudos e formação de profissionais na área jusdesportiva”.


Assessoria de Comunicação da OAB/SC.


Todos os Direitos Reservados | 2020
Whatsapp
Close and go back to page