• Eduardo Carlezzo

    Sócio Fundador
  • Experiência Profissional

    Eduardo Carlezzo, sócio-fundador do Carlezzo Advogados, iniciou sua carreira na advocacia em 2002, na cidade de Porto Alegre, em uma empresa de consultoria econômica, atuando em temas ligados ao planejamento societário e tributário. Na esfera societária, prestou consultoria em várias operações de fusões e aquisições, servindo também como assessor em alguns casos antitruste.

    A experiência na Advocacia Empresarial deu a Eduardo Carlezzo a capacidade de visualizar os negócios de uma forma mais ampla e estratégica, favorecendo suas atividades no mercado esportivo, indústria a qual passou a dedicar-se exclusivamente a partir de 2004, momento em que fundou o Carlezzo Advogados na cidade de São Paulo.

    No mesmo ano, lançou o primeiro livro jurídico a abordar exclusivamente as relações do esporte com o segmento empresarial, cujo título é "Direito Desportivo Empresarial", abordando, entre outros aspectos, a transformação dos clubes em empresa.

    Desde então, já participou e assessorou uma ampla gama de atividades e negócios no esporte, que vão desde a assessoria a atletas e clubes, passando por agentes, empresas e federações, entre outros.

    Eduardo tem forte atuação no futebol sul-americano, assessorando clubes de futebol de vários países, bem como agentes e atletas, em transferências nacionais e internacionais de atletas.

    Atualmente, grande parte de sua prática jurídica é dedicada aos temas internacionais relativos a procedimentos perante a FIFA, UEFA, Conmebol e Court of Arbitration for Sport.

    Participou de alguns dos casos mais relevantes do futebol sul-americano nos últimos anos, destacando-se:

    Representação do Boca Juniors em sua defesa perante a Conmebol relativa aos incidentes no jogo contra o River Plate pela Copa Libertadores de 2015;

    Representação da Federação de Futebol do Chile perante a FIFA e CAS em reclamação contra a Bolívia, decorrente da utilização de um jogador irregular em partida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018;

    Representação de 15 clubes uruguaios em apelação perante o CAS contra FIFA e Conmebol, em virtude da intervenção determinada pela FIFA na Federação Uruguaia de Futebol.

    Participou ativamente da criação da Primeira Liga (uma liga independente composta por clubes das séries A e B do Brasileiro) durante o ano de 2015, sendo desde então seu Diretor Jurídico.

    Aliando a tecnologia ao esporte, Eduardo tem atuado na representação de clientes em transações relacionadas à indústria de gaming e suas competições, além de assessorar empresas estrangeiras de apostas esportivas em sua inserção no mercado nacional.

    Ano a ano, Eduardo vem figurando nas principais listas internacionais de advogados atuantes no esporte, entre elas “Who’s Who Legal: Sports & Entertainment”e "Who's Who Legal - Brazil".

  • Biografia e Publicações

    Idiomas

    Português, Inglês e Espanhol.

    Educação
    Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada – Erechim, 2001.
    MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, 2003.
    Atividades Acadêmicas e Instituições
    Presidente da Associação Sul-Americana de Advogados do Futebol.
    Secretário Geral da Comissão Federal de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB (2013/2016).
    Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo de 2004 a 2010.
    Professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Desportivo da Escola Superior da Advocacia (OAB/SP).
    Membro do Conselho Consultivo do Boletim Europeu de Direito Desportivo e Política.
    Associações
    Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de São Paulo.
    Membro da International Association of Sports Law.
    Membro do Instituto Ibero-americano de Direito Desportivo.
    Membro da British Association of Sport and the Law.
    Membro da American Bar Association.
    Publicações - Livro
    “Direito Desportivo Empresarial”, Editora Juarez de Oliveira: 2004.
    Palestras e Conferências
    “O novo Código Civil e a transformação dos clubes”. O poder judiciário e o direito desportivo, Tribunal de Justiça/SC, Florianópolis, 25/07/2003.

    “Transformação dos clubes de futebol em sociedade empresária”. Ordem dos Advogados do Brasil, Sorocaba, 08/06/2006.

    “Transferências Internacionais de Jogadores de Futebol”. II Fórum de Direito Desportivo IBDD/AASP. Associação dos Advogados de São Paulo, São Paulo, Nov/2006.

    “Investimentos em atletas”. II Fórum de Direito Desportivo, Campinas, 2007.

    “Aspectos contratuais e cláusulas de rescisão no Brasil”. Seminário Internacional de Direito Desportivo, Buenos Aires – Argentina, 2007.

    Debate dos 10 anos da Lei 9615 (Lei Pelé). Clubes x jogadores de futebol – como equalizar estes interesses? Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e Associação dos Advogados de São Paulo, São Paulo, 26/03/2008.

    “Lei Pelé 10 anos – retrospectiva e futuro”. II Fórum de Direito Desportivo, Campinas, 22/06/2008.

    I Fórum Brasileiro de Direito Desportivo. Comissão de Direito Desportivo da OAB e Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), 11/09/2008.

    “Principais casos decididos pela FIFA e Court of Arbitration for Sport”. Direito Desportivo na Prática. Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RS, Porto Alegre, 05/10/2008.

    “Arbitragem no Esporte”. Da arbitragem dos conflitos: visão contemporânea da arbitragem. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, São Bernardo do Campo, 18/11/2008.

    “Oportunidades na Copa do Mundo”. Câmara dos Vereadores, Erechim, 29/06/2009.

    “Regulamento de Transferências de Jogadores da FIFA – compensação ao clube formador e consequências da extinção prematura do contrato”. I Seminário Nacional de Direito Desportivo na Prática. FBV - Faculdade Boa Viagem, Recife, 25/09/2009.

    “Direitos Federativos x Direitos Econômicos”. Encontro Estadual de Direito Desportivo. Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo, 16/10/2009.

    “Sistema FIFA de licenciamento de clubes para participação em competições nacionais e internacionais e a experiência da UEFA”. V Fórum de Direito Desportivo IBDD/AASP, São Paulo, 27/11/2009.

    “Sistema FIFA de licenciamento de clubes para participação em competições nacionais e internacionais e a experiência da UEFA”. Seminário Regional de Direito Desportivo, Associação de Advogados de Canelones (Uruguai), Montevideo - Uruguai, 11/12/2009.

    “Regulamentação e oportunidades comerciais da Copa do Mundo”. Rodada Nordestina - Rumo à Copa 2014. Ministério do Esporte, Salvador, 10/03/2010.

    “Direitos Federativos x Direitos Econômicos”. Simpósio de Direito Desportivo (homenagem a Marcílio Ramos Krieger). Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 29/04/2010.

    “As Transações Internacionais e suas Implicações no Direito Desportivo”. V Seminário Nacional de Direito Desportivo. Universidade de São Paulo, São Paulo, 05/05/2010.

    “O Direito Desportivo no Mundo Globalizado”. XVII Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais. Universidade Regional Integrada, Erechim/RS, 21/05/2010.

    “Ciclo de debates no Esporte”. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 27/09/2010.

    “Aplicação e Incorporação das Normas Desportivas Internacionais no Direito Brasileiro”, Universidade de São Paulo, São Paulo, 29/01/2013.

    “Mercado de transferências internacionais de jogadores de futebol”. 1º Congresso Sul-americano de Direito do Futebol, Florianópolis, 03 e 04/04/2013.

    “Cumprimento de sentença internacional (FIFA/ TAS-CAS) no Brasil”. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 23/05/2014.

    “Impacto da extinção dos direitos econômicos no Brasil e América do Sul”. 58º Congresso da União Internacional de Advogados, Florença (Itália), 30/12/2014.

    "Novo regulamento FIFA sobre intermediários no futebol". Segundo Congresso Sul-Americano de Direito do Futebol, Associação Sul-Americana de Advogados do Futebol. Santiago (Chile), 17/04/2015.

    "Ligas de Futebol na América do Sul: sonho ou realidade?". Terceiro Congresso Sul-Americano de Direito do Futebol, Associação Sul-Americana de Advogados do Futebol. Bogotá (Colômbia), 27/04/2016.

Detalhes do Contato

  • São Paulo, Brazil
  • + 55 11 3885 6091
  •  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Artigos e Novidades


Todos os Direitos Reservados | 2020
Whatsapp
Close and go back to page