Fifa deve pagar até R$ 5 milhões ao Real Madrid por lesão de Marcelo
Por Gazeta Esportiva.
No início desta semana, o lateral Marcelo, do Real Madrid, sofreu uma fratura e só deverá voltar a jogar em 2013. A contusão, sofrida durante um treinamento da Seleção Brasileira, que se preparava para um amistoso contra o Japão, irá custar caro aos cofres da Fifa: a entidade máxima do futebol mundial deverá desembolsar até R$ 5 milhões ao clube espanhol, que ficará desfalcado.
Isto porque o Programa de Proteção ao Clube da Fifa, oficializado recentemente, prevê uma indenização até que o jogador se recupere, com prazo máximo de um ano. Com operação em seu tornozelo direito marcada para esta sexta-feira, em Amsterdã, o lateral esquerdo de 24 anos tem recuperação estimada em três meses.
"O Programa de Proteção ao Clube criado pela Fifa este ano advém de longas e antigas reclamações dos grandes clubes europeus pelos prejuízos sofridos com a cessão de atletas às seleções nacionais e posterior retorno destes com lesões. A comprovação do montante a ser ressarcido pela Fifa ao clube considerará exclusivamente o salário do atleta previsto em contrato de trabalho, não sendo considerados, por exemplo, remuneração advinda de contrato imagem, luvas ou bônus", explica o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo.
De acordo com informações da imprensa espanhola, Marcelo será operado pelo holandês Niek Van Dijk, especialista em lesões no tornozelo e responsável por uma artroscopia de Cristiano Ronaldo, outro merengue, no último dia 7 de julho de 2008. Se tudo der certo, a operação poderá fazer com que o prazo de três meses seja reduzido.