Fifa faz debate sobre agentes e quer regulamentar profissão
Por portal Terra.
Entre diversas mudanças que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) tem feito no futebol recentemente, uma pode afetar os agentes de jogadores. A entidade vai debater sobre eles nos dias 24 e 25 deste mês, em Budapeste, na Hungria. A intenção é regulamentar a profissão a partir de 2013.
As mudanças feitas pela Fifa em relação aos agentes começaram no mês passado. No dia 19 de abril, ela extinguiu o exame escrito que renovava a licença dos agentes. Porém, dessa vez as alterações devem ser mais profundas: "esse regulamento poderá trazer mudanças significativas. A maior reside na não obrigatoriedade dos agentes serem previamente licenciados pelas federações", afirmou Eduardo Carlezzo, advogado especialista em direito esportivo.
Atualmente existem no Brasil 338 agentes licenciados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O país é o quinto do mundo em quantidade, atrás apenas de Itália, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Os profissionais licenciados da área ganharam em 2011 o montante de US$ 130 milhões.