Bahia vai à Fifa por verba de formação de jogadores
Jornal A Tarde
Desde 2005, a Fifa, atendendo a pedidos de clubes formadores de atletas, instituiu em seu regulamento uma cláusula que compensa seus filiados quando ex-atletas são envolvidos em negociações internacionais: o Mecanismo de Solidariedade da Fifa.
Nesta terça, 12, o Bahia entrou com representação oficial na entidade máxima do futebol para pleitear verbas referentes a transferências de oito jogadores formados ou que tiveram passagem pelo tricolor durante o período de formação. Dos oito atletas, há nove casos em que se pode recorrer à indenização.
Segundo a Assessoria de Imprensa do clube, a possibilidade de arrecadação total gira em torno de R$ 300 mil e inclui as recentes negociações do atacante Adriano Michael Jackson e do meia Bruno Cesar, que vestiu a camisa tricolor entre 2005 e 2006, vendido pelo Corinthians ao Benfica.
“Temos jogadores das categorias de base espalhados pelo mundo inteiro. Neste momento, pela primeira vez em nossa história, estamos buscando aquilo que é de nosso direito”, afirma Marcelo Guimarães Filho, presidente do Bahia.
A representação do Bahia está sendo conduzida na esfera internacional pelo advogado Eduardo Carlezzo, especialista em transferências internacionais de atletas e assuntos relacionados à Fifa. “Muitas transferências demandam um intenso trabalho de pesquisa e monitoramento de nosso escritório por se tratar de casos que por vezes não são divulgados na imprensa e, assim, o clube formador nem fica sabendo. Portanto, em conjunto com a política de investimento nas categorias de base efetivada pelo clube, estamos empenhados em trazer ao Bahia a maior quantidade possível de receitas relacionadas a formação de atletas”, explica Carlezzo.
O mecanismo – A cada transferência internacional, o clube formador tem direito a 5% dos valores envolvidos. Esse percentual, no entanto, é dividido por todos os clubes pelos quais o jogador passou entre os 12 e 23 anos.
No caso de o atleta ter ficado até menos que um ano, a equipe tem direito ao valor proporcional. A divisão é feita por temporada de acordo com a idade do atleta em sua passagem pelo clube formador. Há variações de acordo com a idade.
Ex-jogadores do Bahia que foram negociados:
Cícero - Tombense-MG para o Wolfsburg (ALE)
Anselmo Ramon - Cruzeiro para o Kashiwa Reysol (JAP) e do Cruzeiro para o Cluj (ROM)
Juliano Mineiro - Nacional (POR) para o Najran (ARA)
Oelilton - Dynamo Zagreb (CRO) para o PAOK (GRE)
Francismo Lima - Litex Lovech (BUL) para o Istanbul (TUR)
Átila - Corinthians para o St. Gallen (SUI)
Adriano Michael Jackson - Fluminense para o Dalian Shide (CHI)
Bruno César - Corinthians para o Benfica (POR)